Os Ilus Batas são de origem Africana, país Nigéria . Chegaram em Cuba pelos pelos escravos. A forma Africana e Cubana ao utilizarem os Tambores são diferentes. Pela tradição cubana o nome desses tambores são do mais grave ao mais agudo , Ilu Ya , Ilu Itotele e Ilu Okonkolo.
São tambores bimembrófanos que geralmente entre a circunferência maior e a menor das peles , geram um intervalo musical de quinta justa. Seus patronos dentro das culturas são Shangô e Esu. Porém o culto dos tambores na cultura Cubana , pertencem a Anya.
A princípio é isso , porém confirma com o padrinho pra ter certeza de que estou certo .
História e Cultura
Ou ilu-Bata Instrumento Sagrado evoluído no Estado de Pernambuco Nordeste Brasileiro; é o principal instrumento da Nação Nagô Egba, ou candomblé Nagô de Pernambuco, também apelidado como Xangô de Pernambuco.
O ilu evoluiu de tambores trazidos da África, com a mesma base que se deu a Santeria de Cuba onde se tocas os batas; e onde se deu o reconhecimento Mundial ao instrumento através da Musica cubana, as cerimônias antigas no sitio de pai Adão Casa matriz do candomblé nagô de Pernambuco, e um dos terreiros de Religião de matriz africana mais antigo em Registro no Brasil, tocava-se apenas com batas como em cuba antes da adaptação dos ilus.
Os ilus utilizados no Candomblé Nagô de Pernambuco são 3. Sendo eles yãn tambor de tonalidade mais grave, Mêlê de tonalidade Média e Mêle anco tambor de tonalidade mais aguda. A mitologia diz que o ilu foi um tambor criado pelo Orixá Xangô , que se tornou como o orixá padrinho de Pernambuco e chegando ate ser referenciado como o apelido dado a Religião por escritores, o ilu destaca-se por ter seus pés em forma de cruz. É também utilizado na Nação xamba que teve seu inicio no estado de Alagoas e migrado para cidade De Olinda , e teve o ilu introduzido posteriormente. Os ilus também foram introduzidos nos cultos da Jurema Sagrada, Religião de miscigenação africana indígena e católica que se deu inicio em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Hoje muito usado nas Sambadas de coco, o ilu também é o instrumento que deu a origem aos Bombos de Maracatus. São também apelidados de Alfaias.
Batá é um tambor coberto com couro nas duas extremidades, sendo um dos lados maior que o outro. O instrumento de percussão é usado principalmente em ritos religiosos ou semi religiosos da cultura iorubá na Nigéria, bem como por praticantes de Santeria em Cuba, Haiti, Porto Rico, e no Estados Unidos. É relativamente raro nas religiões afro-brasileiras, com a exceção do Tambor de Mina do Maranhão, onde é extensivamente usado. Tanto na África como no Novo Mundo, o batá é tradicionalmente associado ao orixá Xangô ou a seu equivalente Badé. O tambor Batá na sua versão afro-cubana foi introduzido no Brasil por praticantes brasileiros da Santeria. Existem no Rio de Janeiro dois batás consagrados, "de fundamento".
Pataki do odú Erdibre 7-8
OBATALA teve uma mulher e passou dias felizes com ela, mas ignorou os sentimentos da mulher, que o estava traindo. Ele vivia ignorante do que estava acontecendo ao seu redor.
Mas como na vida tudo se sabe, um dia OBATALA saiu para passear pelas suas imensas terras e voltou mais cedo do que de costume. Bem, ele sempre esteve lá por vários dias, mas desta vez ele se sentiu mal e inesperadamente retornou ao seu Palácio. Qual não seria sua surpresa, visto que sua esposa lhe foi infiel com um de seus servos. OBATALA, a princípio, quis agir com violência, mas reconsiderou e agiu de forma comedida. Ele começou a pensar em como fazer um tambor de um baú e colocar a pele de sua esposa como um remendo, porque OBATALA lhe pediu uma peça.
OBATALA tocava tambor todos os dias. E assim se vingou de sua esposa infiel. Que morreu pelos golpes recebidos quando OBATALA tocava o tambor, porque as vibrações do tambor faziam com que o sistema nervoso da mulher se deteriorasse.
Iboru iboya ibosheshe
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