O Orishá da terra, do trabalho duro, o agricultor com suas colheitas. Divindade do país. Aquele que protege as colheitas e os arados. Símbolo infalível da vida porque contribui para a existência dos meios para nos sustentar, permitindo-nos obter o alimento necessário para sobreviver, que é o Orishá Oko.
Este é um Orixá maior, seu nome vem do Yorùbá "Òrìsá Okò" que pode ser traduzido como: Orixá del Labrado. Seu pai é considerado Obatalá e sua mãe Yembó.
Orishaoko era o marido de Olokun, cujo relacionamento terminou em grande conflito depois que ele revelou seus defeitos. No entanto, eles nunca conseguiram se separar completamente, pois o mar e a terra sempre convivem. Em outro de seus avatares também teve um caso de amor com Yemayá.
Diz-se que vive na terra, especialmente na terra arada, semeada e colhida. Também vive nos telhados. Por sua participação ativa na dinâmica produtiva que fornece alimento aos seres vivos, forma uma importante trilogia com os Oshas Oke e Oggue, que, por sua vez, também são responsáveis pelas lavouras, pelas chuvas, pelo fogo interno capaz de terra e os animais.
Nos seres humanos esta divindade simboliza a força de vontade. Representa estabilidade, permanência, perseverança, firmeza, sobrevivência, força, os ciclos da natureza, agricultura e sentimentos intensos e duradouros.
Ele é o patrono natural dos agricultores, mas também é considerado o árbitro de todas as disputas, especialmente quando se trata de conflitos femininos. Ele ainda é creditado com o poder de ser o juiz nos julgamentos dos Orisas.
Entre suas tarefas destaca-se garantir a prosperidade na terra. As abelhas são seus mensageiros.
Como é Orixá Oko?
Orixáko
Entre suas características, destaca-se que é muito trabalhador e discreto, sabe guardar segredos profundamente e se diz casto, a ponto de seus testículos ficarem pendurados no chão. Diz-se também que Orisa Oko tem duas personalidades que variam conforme o dia passa. Enquanto se vislumbra a luz do dia, ele aparece como um homem puro e reto, mas, ao cair da noite, transfigura-se disfarçando-se de Ikú (morte). De fato, a ele é creditado a tarefa de receber os cadáveres que lhe são entregues pelo Orixá Yewá.
História do Orishá Oko
Quando Xangô nasceu, seu nascimento foi gerado pelo trabalho e graça de Olofin e Oloddumare. No momento de seu nascimento Olofin exclamou: Esse é meu filho! E será entregue ao Orisa Dada Abañeñe para cuidar de sua educação.
Foi assim que Olofin deu a Dada tudo o que era necessário para sua criação e manutenção. O tempo passou e Xangô estava sempre crescendo com a benção de Olofin, que lhe ensinava todos os seus segredos, pois desejava muito ter um filho na terra.
Olofin visitava seu filho a cada 6 meses, desta forma o estava guiando no desenvolvimento de sua vida. Quando Xangô se tornou homem, saiu da casa de Dada Bañeñe. Quando chegou o momento em que Olofin foi vê-lo, ficou surpreso ao descobrir que seu filho não estava lá, o que o preocupou muito.
Olofin decidiu visitar Orunmila que o fez Osode (adivinhação) e viu o Odu Odi Bara , indicando os sacrifícios correspondentes que foram feitos com pressa. Ele também recomendou que ele deveria conceder uma graça ou um prêmio à pessoa que encontrou seu filho Xangô.
Naquela época, sob o sol inclemente, Orixá Oko trabalhava a terra enquanto cantava: "yenibo misesere yenibo miserere", surpreendentemente das entranhas da terra saiu uma voz que respondeu ao seu canto.
Orishaoko, ouvindo isso, apertou o arado com mais força e entre as pedras que jaziam no chão, um se tornou homem e logo depois voltou a ser pedra. Orishaoko o guardou com muito cuidado, colocando-o em um de seus bolsos.
Ao final de seu trabalho, foi à casa de Olofin contar a história do incrível achado que fizera no campo. Olofin ao ouvir sua história se encheu de alegria e muito emocionado disse: "Dê-me aquela pedra que você encontrou, porque é um Odu Ara, que é meu próprio filho Xangô, que tanto procuro".
Desta forma Olofin abençoou o Orixá Oko concedendo-lhe a graça que havia prometido e lhe disse: «A partir de hoje, você será o Rei da terra para sempre e o amigo mais próximo de Xangô, por isso sempre pintará um azulejo branco e vermelho para decorar sua casa.
Como estão os filhos de Orishaoko?
Os filhos de Orichaoko caracterizam-se por serem muito calmos, tranquilos, pacientes, perseverantes, práticos, cuidadosos, trabalhadores, muito responsáveis, parcimoniosos, e por prestarem grande culto e respeito à história e aos antepassados. Normalmente não são amigos de festas, nem de promiscuidade, também têm um respeito muito particular pela vida e pelos seus pares.
Quando mal aspectados, eles podem se tornar egoístas, teimosos, raivosos, excessivamente tradicionais, lentos, lentos, ressentidos, ciumentos, possessivos e materialistas.
O que se pede de Orishaoko?
Representando prosperidade, você pode fazer inúmeros pedidos nesse sentido. A influência na fertilidade é atribuída a ele, portanto, as mulheres estéreis recorrem à sua ajuda. É um Orixá relacionado aos pedidos de saúde e para evitar a morte prematura. Pede-se abundância e estabilidade, para que o trabalho seja frutífero. Ele é solicitado a ajudar a enviar a chuva em épocas de seca ou pará-la em épocas de fortes condições climáticas. Também é oportuno em situações de conflito em que a mediação e a resolução de disputas são necessárias. Fundamentalmente é um Orixá que é invocado e recebido para atrair estabilidade tanto em termos de saúde quanto de produtividade.
Enquanto o esforço for nobre, a colheita será sempre abençoada pelos Orixás".
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