A mitologia yorubá é composta de diferentes histórias, que refletem as experiências de cada uma das divindades. Oduduwa é uma das divindades primordiais iorubás. Representa a divinização da terra e é considerada, ao lado de Obatalá, os propulsores primordiais da criação. Cada um foi incumbido de determinadas funções no papel da criação do Ayê, o universo incluindo o mundo em que vivemos. O surgimento de Oduduá, bem como o de Obatalá, é muito interessante.
Diz-se que involuntariamente nos primórdios da criação, quando a única coisa existente nos mundos era o Olorun, a grande energia primordial, Oduduá, surgiu do corpo de Olorun (O ser supremo) grande energia primordial, assim como Obatalá e outra tantas divindades.
Foi Oduduwa quem criou a terra e todo o universo como o conhecemos e, ao lado de Obatalá, possibilitou o surgimento da vida.
No início do tempo e do espaço, todos os Orixás e Irunmoles viviam em Ajalorun, pois só a água reinava na Terra. Olodumare (Deus), desejando criar Isalaije, chamou o Orixá Obatala e por ordem de Orunmila deu-lhe uma corrente, um caracol cheio de terra e um Adie. Ele aproveitou o momento e pediu a Orula para fazer adivinhação com Ifá, Ojuani Meji foi o sinal que foi revelado, eles fizeram o Ebbo com os materiais já mencionados para descer a este mundo e criar a Terra.
Os outros Orixás tiveram inveja de não serem eles os designados por Olodumare para realizar tão importante missão, coluíram( coluio) e fizeram para Obatalá uma festa, deram-lhe muito Oti Pupua (Vinho Tinto), que o embriagou e embriagou e causou ele ficar embriagado. vai adormecer Oduduwa, seu irmão, aproveitou para roubar seus atributos.
Oduduwa foi ver Oshumare (Orixá do arco-íris), ele era a ponte entre Ajalorun e Isalaije, e desceu à Terra na companhia de Aguema. Segurando a corrente, jogou a terra que carregava no caracol, colocou a galinha cinqueña em cima, que desenterrou, regou e jogou a Aguema (lagarto), para ver se já estava firme. Quando o avisou, ele desceu à Terra sendo o primeiro Orixá a chegar a este mundo.
Obatala, acordando e vendo que tinha sido vítima da armadilha que seu irmão lhe fez, não bebeu mais vinho ou qualquer outra bebida alcoólica e foi reclamar Oduduwa, este era o governador da terra por mandato de Olodumare. Odudua eu respondo: Esta terra é minha, porque fui eu que a criei.
Os dois irmãos começaram a brigar entre si e outros Orixás também desceram para ficar de um lado ou do outro. Deus, vendo isso, chamou-os e disse-lhes: A guerra deve cessar e assim ODUDUWA, apesar de suas artimanhas, criou a Terra e será seu dono. Você, Obatala, terá o grande Poder de ser o criador da humanidade e dono de todas as cabeças e corpos do mundo.
Sendo assim, terminou a guerra entre os dois.
Oduduwa e o símbolo da saúde.
No Signo de Ifa Ogunda Meyi
Orunmila foi visitar as cidades porque Oduduwa o havia enviado e na quarta cidade encontrou Eyola e disse-lhe para fazer Ebo com 16 cocos de água, e ele respondeu quem era e ele respondeu eu sou ORUNMILA e você tem que fazer isso porque ficará aleijado e não poderá andar e ficará doente com lepra e perderá seus membros e a marca permanecerá em seu corpo.
Essas marcas eram as balanças, Eyola não deu atenção ao grande conselho de Orunmila que Ogunda Meyi o tinha visto, na entrada daquela terra, ele passou algum tempo e Oduduwa saiu para visitar as cidades onde Orunmila estivera para ver se o povo Ele havia feito o que Orula havia ordenado em cada uma das terras.
Do seu lado direito estava o cachorro e do lado esquerdo Okete (o hutia), quando já tinham andado algumas terras chegaram a terra onde Orunmila tinha visto Ogunda Meyi e em um arbusto encontraram um homem que reclamou e estava com falta de ar e Oduduwa perguntou quem ele era e ele respondeu: Eu sou Eyola, a quem Orunmila me disse para fazer Ebo, mas eu desobedeci e quero fazer, com o que Orula falou, que são cocos d'água.
Oduduwa, que estava com sede, bebeu a água dos cocos e então disse a Eyola: Você nunca mais vai poder andar parado, você vai rastejar e a marca da lepra vai ficar no seu corpo por ser desobediente e já que você pediu perdão, eu estava com sede e você me deu de beber, eu lhe darei a virtude de hipnotizar os animais para que você os afogue para que mais tarde, com a saliva de sua língua, possa engoli-los e se arrastar com leveza a barriga. Quando Odudua e seus ajudantes estavam a caminho, Oduduwa disse: Deixei minha bengala, mas não vá buscá-la. Okete, inquieto como sempre, fugiu de Oduduwa onde seu cajado havia sido deixado, mas Eyola havia se enrolado no cajado de Odua e quando a Jutia chegou, Eyola fez uso dos poderes que recebeu e comeu Okete.
Pouco depois, o cachorro disse a Oduduwa, Pai, onde está a jutia e o Orixá, vendo que ela não estava ali, percebeu o que havia acontecido e disse que não se preocupasse, pois não voltaria mais.
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