De acordo com a tradição Yorùbá, Ifá é um oráculo e o seu berço é Ilé-Ifè, com seu templo sediado em Òkètásè, próximo à casa de Àràbà – o maior sacerdote de Ifá entre todos os Yorùbà. O pai de Ifá, conforme essa mesma tradição, é Òrúnmìlà. O oráculo de Ifá e composto de 256 Odù-Ifá (pode-se entender cada Odú-Ifá como sendo um capítulo do Oráculo), entre os quais dezesseis são os principais. Esses Odù-Ifá são os seguintes em ordem hierárquica: Ejìobè, Oyeku, Iwori, Odi, Irosun, Owonri, Obara, Okonran, Ogunda, Osa, Ika, Oturupon, Otura, Irete, Ose e Ofun, segundo a escola de Ifè. Desses 16 principais Odù-ifá, nascem os Àmúlù ou Omo-Odù, para completar os 256 Odù-ifá. Cada um destes contém as mensagens que o oráculo revela ao Babaláwo ou sacerdote de Ifá.
Segundo Lijadu
E. M., no livro Ifá, Imolè re: “Ifá são todas as palavras emitidas por
Òrúnmìlà”.
Ifá
testemunhou, ao lado de Olódùmarè, a criação das coisas do mundo e dos seres
humanos. Portanto, Ifá e regente do mundo além e do mundo dos homens, ciente
dos segredos, obstáculos e soluções dos malefícios humanos. Assim, Ifá
inter-relaciona-se com os Òrìsà e manifesta=se nas ações e práticas religiosas
dos Yorùbá.
As habilidades
de Òrúnmìlà advêm de seus conhecimentos, pois, testemunhou, ao lado de
Olódùmarè, a criação humana e do mundo. Assim, com toda a sua inteligência,
sempre consegue que os seus pedidos sejam atendidos por Olódùmarè, porque sabe
o quê e o momento exto de pedir a Olódùmarè.
Òrúnmìlà é
chamado de Elèri-ipin (“a testemunha ou advogado do destino”). Este nome advém
do seu duplo papel: de testemunha de todos os segredos ligados ao ser humano e
daquele a quem o homem pode recorrer para interceder junto a Olódùmarè em seu
benefício. De forma que os acontecimentos infelizes possam ser evitados,
retificados ou eliminados.
Na realidade, a
razão pela qual um homem deve adotar Òrúnmilá como sua divindade é assegurar-se
de que a parte boa do seu destino seja preservada ou de que a parte má seja
atenuada, ou mesmo, em algumas situações, totalmente destruída.
Outro dos seus
títulos é Òkòtìrì, a-pa-ojó-ikú-dá (“o grande modificador que altera a data da
morte”).
Desta forma é
possível concluir que os conselhos de IFÁ, por meio dos ODUS, perfazem uma
perfeita medicina espiritual que possibilita evitar acontecimentos infelizes,
retifica-los ou elimina-los. Até mesmo adiar a morte.
Os sacerdotes
de Ifá ocupam os lugares mais importantes na religião dos Yorùbá e nas crenças
míticas. Òrúnmìlà, segundo os Babalawos, entregou Ifá aos seus filhos e
discípulos quando viveu na Terra. O Ifá, contém os Odú-Ifá, que são livros
divinatórios, em que cada Odú-Ifá contém seus caracteres específicos e Esè-Ifá
próprios.
Esè-Ifá são
versos em forma poética, que podem ser longos ou curtos. Esses Esè-Ifá são
aqueles que os Babalawos estão perpetuando de geração para geração. Neles
figuram não apenas todos os conhecimentos dos Yorùbá sobre o mundo, desde
idades remotas até os dias de hoje, como também assuntos abstratos e
filosóficos, além de observações sobre vários aspectos da natureza, como
plantas, animais, rios, oceanos, lagos e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
contato@ifaoma.com.br