Xangô é um guerreiro Osha, o rei da religião iorubá e um dos Orixás mais populares de seu panteão. Xangô é um Osha e está no grupo dos Oshas principais. Orixá do justiça, dança, força viril, trovão, relâmpago e fogo, dono dos tambores Batá, Wemileres, Ilú Batá ou Bembés, da dança e música; representa a necessidade e a alegria de viver, a intensidade de vida, beleza masculina, paixão,
inteligência e riqueza. Ele é o dono do sistema religioso de Osha-Ifá. Representa o maior número de situações favoráveis e desfavoráveis. Ele foi o primeiro proprietário e intérprete do oráculo de Ifá, é um adivinho e intérprete do oráculo de
Diloggun e o de Biange e Aditoto. Xangô representa e tem uma relação especial com o mundo do Eggun. Xangô foi o 4º Alafin (rei) de Òyó, esta é a segunda dinastia de Oduduwa após a destruição de Katonga, o primeiro capital administrativa do império iorubá. Xangô chegou em um momento importante na história iorubá, onde as pessoas eles haviam esquecido os ensinamentos de Deus. Xangô era enviado com seu irmão gêmeo por Oloddumare para limpar sociedade e que as pessoas voltem a viver uma vida limpo e os ensinamentos do único Deus.
Depois que ele se tornou rei, o povo começou a dizer que Xangô era muito rigoroso e até tirânico. Naquela época o leis diziam que se um rei deixasse de ser amado por seu povo deveria estar morto. Xangô acabou com sua vida enforcando-se,mas voltou em seu irmão gêmeo Angayú que com o uso de pólvora, acabou com os inimigos de Xangô, que desde a partir daí começou a ser adorado como Orixá e foi chamado de Senhor do Trovão.
Xangô era um rei guerreiro e o generais de Ibadan eles amaram. Seus seguidores o viam como o destinatário de grandes potencialidades criativas. Xangô foi um dos reis iorubás que ajudou a construir as formações de batalha e graças ao seu
conquista o império iorubá estendido da Mauritânia ao Gabão. Tornou-se famoso sobretudo pela sua cavalaria de guerra, que teve um papel fundamental na construção Império.
Existem outras lendas onde se diz que Xangô matou seu filhos e esposas por seus experimentos com pólvora, após arrepender-se tornou-se Orixá. Xangô foi o primeiro awó, que depois trocou a cinza do adivinhação com Orunla para a dança, para isso é muito importante no culto de ifá para os babalawos, tendo a
babalawos uma mão de Ikines chamada mão de Xangô.
Xangô é o irmão sincero de Babalu Ayé (okan pelú okan). Xangô come primeiro quando é coroado Orixá, pois foi Xangô quem o ajudou a curar suas pragas.
Ossaín é o padrinho de Xangô, nome de quem foi seu escravo é Deú e seu mensageiro se chama Bangboshé.
Xangô significa indisciplinado, suas pedras ou otanes são coletadas de cachoeiras ou rios. Um dos Orixás fundamentais que devem recebido ao fazer Kari-Osha Xangô é Aggayú Solá e o Como Xangô devem entrar com Aggayú Solá. seu símbolo principal é o Oshe. O Oshe é uma boneca esculpida em cedro e
em vez de uma cabeça tem um machado duplo.
oshe ao longo do tempo É uma energia que carrega carga, que é feita pelos babalawos, esta viver com Xangô. Para fazer Xangô deve ser feito com pelo menos 6 dias de antecipação do Osha Akua Kua Lerí uma cerimônia ao pé de uma
cedro ou palmeira real. Xangô em sincretismo é comparado a Santa Bárbara, que
tem sua festa no dia 4 de dezembro, de acordo com o calendário santos católicos. Seu dia da semana é sábado, embora o Sexta-feira também é popular.
Seu número é 6 e seus múltiplos, embora alguns atribuam no dia 4, talvez pelo sincretismo religioso com Santa Bárbara.
Seus as cores são vermelho e branco. Saudações Kaó Kabiesilé, Xangô
Alufina! Família Xangô.
Xangô era marido de Obbá, Oyá e Oxum.
em algumas estradas descende diretamente de Oloddumare, em outros é filho de
Obbatala e Oddúa (Oduduwa), outros o colocam como filho de Obbatala e Aggayu Solá e também Obbatalá Ibaíbo e Yembó, Ele foi criado por Yemayá e Dadá. Irmão de Dada, Orunmila, Ogum, Eleggua, Oshosi e Osun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
contato@ifaoma.com.br