terça-feira, 14 de junho de 2022

EGGUN OU EGUNGUN: O ESPÍRITO DOS ANCESTRAIS

 


O culto a Eggun, ou seja, atenção ao espírito do falecido, é uma prática muito antiga que chegou à América através de escravos africanos das nações pertencentes ao antigo Império Yorùbá. De fato, suas sociedades centravam suas práticas religiosas fundamentalmente no respeito e reverência por seus ancestrais. É por isso que tais costumes são um dos pilares do domínio afro-caribenho de Osha e Ifá, onde se estabeleceu que o cuidado com os mortos é tão importante quanto o dos orixás.

Quem são os Egguns?

O termo Eggun refere-se aos espíritos pertencentes a ancestrais falecidos ou ancestrais. A maioria dos Eggun são espíritos que em vida tiveram algum tipo de consagração ou fundação religiosa. Na religião iorubá, os mortos têm papel fundamental, são até homenageados perante os Orixás. As almas dos ancestrais têm um caráter sagrado.
Deve-se notar que, quando se fala de ancestrais, não se faz referência apenas aos parentes falecidos, mas também aos iworos (santeros e babalawos) mais velhos que morreram, cuja espiritualidade continua a ser reverenciada, e que se tornam intermediários entre os vivos e os Orixás, pois, enfim, transitam entre o plano terreno e o plano espiritual.

Como eles se manifestam?

O Eggun pode se manifestar de várias maneiras. Mas, é possível identificar claramente suas mensagens através dos oráculos de Ifa ou Meridiloggun (caracol) ou, através das massas de investigação espiritual onde eles se comunicam usando um médium.
De acordo com a cultura de Osha e Ifa, dentro do plano espiritual existem vários tipos de Eggun, dentre eles temos:

Aronu: são espíritos cujo nível de elevação é muito alto e de muita luz.

Eggun shebo: são espiritualidades encarregadas de proteger uma pessoa desde o momento de seu nascimento, ou que se apeguem por algum motivo durante a vida, mantendo a mesma missão, por exemplo: por simpatia, por pactos, por amizade ou por familiaridade, entre outras causas. Sua influência é geralmente positiva.

Egun ori: este é o espírito que guia o pensamento das pessoas. É o guia espiritual ou líder do resto dos espíritos protetores pertencentes à caixa de guia espiritual.

Eggun ara: são aqueles que têm uma relação familiar de sangue com as pessoas, cujo vínculo é mantido além da morte.

Epin: é um espírito de família (consanguíneo) que atua conduzindo os demais espíritos de família.

Minério Eggun: são espíritos dos mortos que encontramos em algum momento da vida e podem estar presentes em momentos específicos.

Egun awo: estes são os espíritos conhecidos ou desconhecidos, que em vida foram consagrados a Ifá e que aparecem em alguma circunstância. Além disso, eles são invocados através da moyuba.

Eggun merinlaye: conhecido como os espíritos dos 4 pontos cardeais.

Egun ni inle: são aqueles que residem dentro de casa. Eles podem exercer tarefas de proteção ou ser perturbadores.

Eggun buruku ou burubuku: são os espíritos malévolos, perturbadores, geralmente enviados.

Igondo: são espíritos protetores que estão retrógrados e necessitam de ajuda através da atenção espiritual para alcançar sua elevação.

Por que Eggun é adorado?

Existe um ditado muito popular na regra de Osha e Ifá que diz: «Ikú lobbi Osha» sua tradução literal diz: da morte nasce o Orixá. Embora seja popularmente interpretado como: "os mortos deram à luz o santo" . O conceito de morte na cultura iorubá é bastante profundo e relevante para suas práticas. O ser humano é considerado composto de três elementos:

O Emí: que é o espírito. Ele vive dentro do Ará, mas separado do Orí. É ela que gera nosso diálogo interno e armazena as memórias desta vida. Quando incorporamos ou montamos o Orixá, o Emí é colocado de um lado da nossa consciência saindo do Ará, para permitir a incorporação dessa espiritualidade.

O Orí: que é a alma. É aquele que armazena o aprendizado e a sabedoria de outras encarnações. Geralmente está fechado à consciência do indivíduo até sua morte. Durante a consagração do kariosha (iniciação na santeria) são realizadas cerimônias que representam a abertura do Orí para outros conhecimentos. Está localizado dentro do Ará, na área próxima à glândula pituitária.

O Ará: é o corpo físico de cada indivíduo.

No momento da morte , Emí e Orí se fundem tornando-se um e deixando o Ará, que a partir desse momento se transfigura em "Okú" (corpo morto). Essa espiritualidade transformada, sendo uma única energia, aguardará agora o destino que lhe corresponde, poderá retornar ao Aiyé (terra)

vivenciando Atùnwá (reencarnação); ele pode se tornar Eggun (morto) ou Aragbá Orún (a caminho de Orún), o que mais tarde lhe permitirá alcançar o estado de Arà Orún (céu) tornando-se um habitante de Orún.

Sociedades Masculinas de Culto Eggun

As sociedades tradicionais em homenagem ao masculino (não individual) Eggun da cultura iorubá não foram popularizadas da maneira original em Cuba. O mais próximo de suas práticas originais vem da Gold Secret Society, pertencente ao Geledé, que consiste em um culto que possui uma divindade que atua como capataz do Eggun conhecida como "Gold" e que representa o poder sobre os espíritos masculinos. A prática deste culto foi consideravelmente perdida na África, e suas crenças não foram difundidas na América. No entanto, sua importância tornou-se tal que se dizia que ajudava a controlar o imenso poder atribuído à Iyami Oxorongá.

Como os Egguns são cuidados?

Antes de mais nada, é preciso levar em conta que o local onde os Egguns são atendidos é um local especialmente selecionado e condicionado para isso. É ali que se estabelece uma conexão especial com aquelas espiritualidades que deixaram este plano terreno, mas continuam a desempenhar um papel importante em nossas vidas.
Um elemento que costuma ser básico para colocar a assistência ao falecido é a telha Eggun ou a telha dos mortos , que é uma fundação feita e consagrada pelos Babalawos para promover a conexão com o falecido. Além disso, uma Divindade cuja função é estabelecer essa conexão é "Orun", que também pode ser encontrada nos locais que são estabelecidos para os cuidados dos Egguns, porém, se presente, os cuidados só podem ser realizados e dirigidos por homens. , já que seu culto é estritamente masculino.
Normalmente, o canto onde os Egguns são atendidos costuma ser fechado por um crescente de 9 linhas, que é pintado no chão com casca, que delimita o espaço onde a energia dos Mortos será propiciada. Além disso, costuma-se localizar seu espaço fora da casa, no pátio, próximo ao cano, ou em locais especialmente abertos, e retirados do cesto onde estão localizados os potes ou terrinas dos Orixás.

Na hora de dar as oferendas, geralmente são colocadas no chão e dentro da linha de casca indicada acima. Costuma-se começar com uma oração de invocação aos mortos (moyugba) onde se pede que atendam ao chamado que lhes está sendo feito, pede-se sua benção e se informa sobre o que lhes está sendo oferecido.
A atenção aos ancestrais é feita antes de atender aos Orixás, podendo ser feita quando desejado ou quando um oráculo o determinar.

Quais são as oferendas que são colocadas no Eggun?

Eggun ou Egungun: O espírito dos ancestrais

Quem são os Egguns?

Como eles se manifestam?

Tipos de Eggun

Por que Eggun é adorado?

Sociedades Femininas de Culto Eggun

Sociedades Masculinas de Culto Eggun

O que é o culto de Egungún?

Como os Egguns são cuidados?

Quais são as oferendas que são colocadas no Eggun?

Que comem?

Benefícios de cuidar do Eggun

O que é a vara Pagugu ou Eggun?

Eu rezo para acender as velas para os mortos (Eggun)

Bílis de Oshe para Eggun

Oriki ou eu rezo para Egungun

Oro a Eggun (Canções e homenageia os mortos)

O culto a Eggun, ou seja, atenção ao espírito do falecido, é uma prática muito antiga que chegou à América através de escravos africanos das nações pertencentes ao antigo Império Yorùbá. De fato, suas sociedades centravam suas práticas religiosas fundamentalmente no respeito e reverência por seus ancestrais. É por isso que tais costumes são um dos pilares do domínio afro-caribenho de Osha e Ifá, onde se estabeleceu que o cuidado com os mortos é tão importante quanto o dos orixás.

Quem são os Egguns?

O termo Eggun refere-se aos espíritos pertencentes a ancestrais falecidos ou ancestrais. A maioria dos Eggun são espíritos que em vida tiveram algum tipo de consagração ou fundação religiosa. Na religião iorubá, os mortos têm papel fundamental, são até homenageados perante os Orixás. As almas dos ancestrais têm um caráter sagrado.

Deve-se notar que, quando se fala de ancestrais, não se faz referência apenas aos parentes falecidos, mas também aos iworos (santeros e babalawos) mais velhos que morreram, cuja espiritualidade continua a ser reverenciada, e que se tornam intermediários entre os vivos e os Orixás, pois, enfim, transitam entre o plano terreno e o plano espiritual.

Como eles se manifestam?

O Eggun pode se manifestar de várias maneiras. Mas, é possível identificar claramente suas mensagens através dos oráculos de Ifa ou Meridiloggun (caracol) ou, através das massas de investigação espiritual onde eles se comunicam usando um médium.

Tipos de Eggun

De acordo com a cultura de Osha e Ifa, dentro do plano espiritual existem vários tipos de Eggun, dentre eles temos:

Aronu: são espíritos cujo nível de elevação é muito alto e de muita luz.

Eggun shebo: são espiritualidades encarregadas de proteger uma pessoa desde o momento de seu nascimento, ou que se apeguem por algum motivo durante a vida, mantendo a mesma missão, por exemplo: por simpatia, por pactos, por amizade ou por familiaridade, entre outras causas. Sua influência é geralmente positiva.

Egun ori: este é o espírito que guia o pensamento das pessoas. É o guia espiritual ou líder do resto dos espíritos protetores pertencentes à caixa de guia espiritual.

Eggun ara: são aqueles que têm uma relação familiar de sangue com as pessoas, cujo vínculo é mantido além da morte.

Epin: é um espírito de família (consanguíneo) que atua conduzindo os demais espíritos de família.

Minério Eggun: são espíritos dos mortos que encontramos em algum momento da vida e podem estar presentes em momentos específicos.

Egun awo: estes são os espíritos conhecidos ou desconhecidos, que em vida foram consagrados a Ifá e que aparecem em alguma circunstância. Além disso, eles são invocados através da moyuba.

Eggun merinlaye: conhecido como os espíritos dos 4 pontos cardeais.

Egun ni inle: são aqueles que residem dentro de casa. Eles podem exercer tarefas de proteção ou ser perturbadores.

Eggun buruku ou burubuku: são os espíritos malévolos, perturbadores, geralmente enviados.

Igondo: são espíritos protetores que estão retrógrados e necessitam de ajuda através da atenção espiritual para alcançar sua elevação.

Por que Eggun é adorado?

Existe um ditado muito popular na regra de Osha e Ifá que diz: «Ikú lobbi Osha» sua tradução literal diz: da morte nasce o Orixá. Embora seja popularmente interpretado como: "os mortos deram à luz o santo" . O conceito de morte na cultura iorubá é bastante profundo e relevante para suas práticas. O ser humano é considerado composto de três elementos:

O Emí: que é o espírito. Ele vive dentro do Ará, mas separado do Orí. É ela que gera nosso diálogo interno e armazena as memórias desta vida. Quando incorporamos ou montamos o Orixá, o Emí é colocado de um lado da nossa consciência saindo do Ará, para permitir a incorporação dessa espiritualidade.

O Orí: que é a alma. É aquele que armazena o aprendizado e a sabedoria de outras encarnações. Geralmente está fechado à consciência do indivíduo até sua morte. Durante a consagração do kariosha (iniciação na santeria) são realizadas cerimônias que representam a abertura do Orí para outros conhecimentos. Está localizado dentro do Ará, na área próxima à glândula pituitária.

O Ará: é o corpo físico de cada indivíduo.

No momento da morte , Emí e Orí se fundem tornando-se um e deixando o Ará, que a partir desse momento se transfigura em "Okú" (corpo morto). Essa espiritualidade transformada, sendo uma única energia, aguardará agora o destino que lhe corresponde, poderá retornar ao Aiyé (terra) vivenciando Atùnwá (reencarnação); ele pode se tornar Eggun (morto) ou Aragbá Orún (a caminho de Orún), o que mais tarde lhe permitirá alcançar o estado de Arà Orún (céu) tornando-se um habitante de Orún.

Sociedades Femininas de Culto Eggun

Na cultura Yoruba, o culto feminino Eggun é conhecido como: Iyamí Agbá, traduzido como: minha grande mãe. É um culto que é realizado em homenagem às espiritualidades femininas coletivamente, não individualmente. Na sociedade Geledé, por exemplo, o culto à fêmea Eggun é realizado através do culto de Iyamí Oxorongá , também chamada de Iyá Nlá (a mãe que está além). Esta sociedade é composta exclusivamente por mulheres, e só elas estão cientes de seu imenso poder. Esta prática não chegou nem se popularizou na ilha de Cuba.

Sociedades Masculinas de Culto Eggun

As sociedades tradicionais em homenagem ao masculino (não individual) Eggun da cultura iorubá não foram popularizadas da maneira original em Cuba. O mais próximo de suas práticas originais vem da Gold Secret Society, pertencente ao Geledé, que consiste em um culto que possui uma divindade que atua como capataz do Eggun conhecida como "Gold" e que representa o poder sobre os espíritos masculinos. A prática deste culto foi consideravelmente perdida na África, e suas crenças não foram difundidas na América. No entanto, sua importância tornou-se tal que se dizia que ajudava a controlar o imenso poder atribuído à Iyami Oxorongá.

O que é o culto de Egungún?

As Sociedades Eggungún são um culto dos Eggun individualmente. Trata-se da adoração do falecido que em vida atuou de forma destacada no âmbito religioso ou familiar. Ressalta-se que essa prática se baseia na atenção aos mortos do sexo masculino, pois considera que os do sexo feminino não se manifestam. Dentro de seus rituais, costumam usar grandes trajes feitos de tecidos coloridos que cobrem os oficiantes da cabeça aos pés, que têm a função destacada de emprestar seus corpos para serem usados ​​pelos Egun para dançar durante suas festas, para depois entrarem em transe.

Em algumas cidades, os adoradores e sacerdotes de Egungún formam lojas ou associações, dentro das quais se preparam, e as cerimônias que atendem à atenção, culto e tradições anuais de Egun. Em cada associação há um chefe. Dentro dessas Lojas, pode haver um número muito grande de seguidores, mas como coordenador há sempre um chefe, que é o responsável. Outros chefes servem de apoio de outras aldeias ou cidades, mesmo com títulos pessoais próprios como: Egungún Ajolojo, Ajofoyinbo, Ayé, Egungún Oyá.
Você pode ler: O que são médiuns?

Como os Egguns são cuidados?

Antes de mais nada, é preciso levar em conta que o local onde os Egguns são atendidos é um local especialmente selecionado e condicionado para isso. É ali que se estabelece uma conexão especial com aquelas espiritualidades que deixaram este plano terreno, mas continuam a desempenhar um papel importante em nossas vidas.
Um elemento que costuma ser básico para colocar a assistência ao falecido é a telha Eggun ou a telha dos mortos , que é uma fundação feita e consagrada pelos Babalawos para promover a conexão com o falecido. Além disso, uma Divindade cuja função é estabelecer essa conexão é "Orun", que também pode ser encontrada nos locais que são estabelecidos para os cuidados dos Egguns, porém, se presente, os cuidados só podem ser realizados e dirigidos por homens. , já que seu culto é estritamente masculino.
Normalmente, o canto onde os Egguns são atendidos costuma ser fechado por um crescente de 9 linhas, que é pintado no chão com casca, que delimita o espaço onde a energia dos Mortos será propiciada. Além disso, costuma-se localizar seu espaço fora da casa, no pátio, próximo ao cano, ou em locais especialmente abertos, e retirados do cesto onde estão localizados os potes ou terrinas dos Orixás.
Na hora de dar as oferendas, geralmente são colocadas no chão e dentro da linha de casca indicada acima. Costuma-se começar com uma oração de invocação aos mortos (moyugba) onde se pede que atendam ao chamado que lhes está sendo feito, pede-se sua benção e se informa sobre o que lhes está sendo oferecido.
A atenção aos ancestrais é feita antes de atender aos Orixás, podendo ser feita quando desejado ou quando um oráculo o determinar.
Você pode ler: Tudo sobre o cofre espiritual

Quais são as oferendas que são colocadas no Eggun?

Normalmente é costume realizar os serviços Eggun às segundas-feiras, no entanto, isso não constitui obrigação de realizar seus serviços, pois podem ser prestados em qualquer dia da semana. Os mortos são cuidados através do sacrifício de vários elementos, tais como:

Velas

Comida e doces.

Água fresca.

Bebidas alcoólicas, especialmente aguardente e vinho seco.

Café.

Tabaco.

Concha.

Água açucarada.

Flores.

9 pedaços de coco, que são preparados com uma gota de óleo de corojo e uma pimenta-da-índia, formando um círculo em um prato branco.

Benefícios de cuidar do Eggun

Os princípios filosóficos da Santeria nos orientam a manter uma fé constante na conexão com a espiritualidade de nossos ancestrais. Além disso, todas as alegorias ou atenções que são feitas em seu nome são uma espécie de recompensa oferecida a eles por suas boas ações neste mundo. Inicialmente, eles constituem um benefício energético e espiritual para nossos Eggun, que os ajuda a transcender e prosperar dentro do plano espiritual.

Da mesma forma, os mortos podem nos ajudar a estabelecer um equilíbrio entre o mundo terreno e o mundo espiritual; eles são capazes de estabelecer um guia que nos ajuda a nos conectar com nosso destino e nos protege contra várias adversidades.


O que é a vara Pagugu ou Eggun?

O Pagugu ou vara morta, é uma bengala ou cuje que costuma medir um metro de comprimento, aproximadamente. É uma ferramenta fundamental para promover uma ligação com o falecido. É definido como o cajado de Eggun na terra, através do qual podemos realizar comandos ou chamadas em seu nome. É comumente usado no momento de moyugbar (rezar) para invocar os mortos, ou enquanto canta em sua homenagem. O pagugu possui um orifício na parte superior onde é colocada uma carga sagrada que contribui para a função que desempenha.
Todos os praticantes da regra de Osha e Ifa, independentemente de seu gênero, podem possuir seu próprio cajado cerimonial. Todos os rituais relacionados ao Eggun devem ser acompanhados com seu cajado.

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