Quando Ogbe Yeku veio ao mundo, ele já estava envenenado, então eles lhe deram
território na margem do rio, mas descobriu-se que em virtude do veneno de Ogbe Yeku, logo homens, animais e plantas começaram a morrer e isso se foi
transformando-se em um grande deserto, os sobreviventes foram ver Orunmila,
que viu o sinal do oba -Ogbe Yeku- e lhe disse que o oba estava envenenado
desde o ventre de sua mãe, que salvando-o a cidade seria salva.
Os velhos da cidade pediram uma audiência com o oba, que concedeu e eles
explicou a ele a missão de Orunmila, então ele foi para a casa de Orunmila
vendo-o reconheceu o grande oba dos omoluós de Ifá.
Orunmila explicou o Ifá de seu povo e lhe disse: Para que você não prejudique o
o seu tem que fazer ebbo meta com euré dundún, adié mefa dundún, epó, eñí, ewéfa, outros ingredientes e opolopó owó. Antes disso eu tinha que fazer ebomisi com ewéfa -ewe eu vou- glomera.
Ele então deu aquele euré meta para seu Ifá e fez itá três vezes e seus três
madrinhas -Odi Meyi, Ojuani Meyi e Oragún- em sua defesa, onde Ifá lhe disse que
ele teve que ir viver no reino dos minerais, que é o mais adequado para o seu ser.
Ogbe Yeku fez tudo ao pé da letra, mas antes de se aposentar ele encontrou tudo
seu povo e disse-lhes: retiro-me para o meu reino para que possais ser mais
feliz, mas primeiro lhe darei o último pedido; cada vez que um Awó é consagrado
Orunmila, em memória deste ebo que Orunmila fez para mim, serão executados três itá.
E assim se cumpriu até hoje porque o Babalawo tem três itá: o dia do
itá de Olofin, itá de Ifá Orunmila e itá de Iyoye.
Nota: Em Ogbe Yeku em caso de doença do Awó você tem que dar três cabras para Ifá espaçado em três meses e banhar-se com ewé iré para se salvar de Ikú.
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