terça-feira, 5 de julho de 2022

OS SACERDOTES QUE FIZERAM DIVINAÇÃO PARA ELE ANTES DELE DEIXAR O CÉU FORAM - IROSO MEYI



Os sacerdotes que fizeram divinação para ele antes dele deixar o Céu foram: Ariro Sowo Gini Moko, Irawo Bese Leyin Eran e Oju Imo Kirawo Matu Eran Se.Ele foi aconselhado   a fazer sacrifícios com um galo e uma tartaruga à divindade do infortúnio (Elenini ou Idobo) e um bode para Exu.  

Também foi dito para dar uma etu para seu anjo da guarda. Ele se Recusa a fazer sacrifícios. Depois veio ao mundo onde praticou a arte da Ifa. 

Quando ele cresceu era tão pobre que não podia se casar nem muito menos ter um filho.As necessidades pelas quais passou foram tão sérias, que ele, diante de sua frustração decidiu que queimaria suas sementes de Ifa. Etão  teve um sonho no qual o seu anjo da guarda apareceu para ele e lhe disse que ele era o responsável por seus próprios problemas por ter rejeitado caprichosamente fazer o sacrifício que lhe fora prescrito. 

Pela manhã decidiu chamar por seu Ifa e foi só então que ele percebeu tinha sido seu anjo da guarda que havia aparecido durante a noite. Rapidamente fez preparativos para realizar os sacrifícios para o seu Ifa e deu um bode para Exu. Ifa lhe  aconselhou aretornarao Céu, e se apresentar diante de Deus, do qual deveria obter permissão, emprimeiro lugar. 

Para sua viagem ao céu foi lhe dito para ir com um galo, umatartaruga, um pacote de inhame, uma cuia de água, uma cuia de dendê,pimenta,quiabo e rapé. Ele colocou todas essas coisas em seu saco deadivinhação (Akpominijekun ou Abavboko). Após viajar muito ele chegou àfronteira entre o Céu e a Terra, e teve que cruzar sete colinas antes de atingir oseu destino. 

Ao chegar foi diretamente ao palácio divino, tendo se encontrado com a divindade do infortúnio ou Yeye Muwo, a mãe dos obstáculos. Ajoelhou-se e proclamou que tinha vindo com toda a humildade Renovar seus desejos mundanos. Yeye Muwo disse que era muito cedo pela manhã para pedir desejos porque não havia comida em casa. Ele imediatamente sacou seu sacode divinação e tirou lenha, óleo, água, Pimenta, sal, quiabo, rapé e finalmente o galo. 

Tudo isto a mãe dos obstáculos pegou como parte de sua habitual tática, mas, Irósun Meji estava absolutamente preparado. Depois disso, Yeye Muwo autorizou-o a pedir seus desejos, e como  era proibido ajoelhar-se no chão, ele o fez na tartaruga que tinha trazido da Terra. 

Depois de pedir todos os seus desejos, Deus o abençoou. Ao toque da campainha divina de Deus,Yeye Mowo rapidamente terminou de cozinhar, porém antes que pudesse sair Exu acenou para Irósun Meji para que este partisse imediatamente para a 18 terra. 

Quando a mãe dos obstáculos finalmente emergiu da cozinha, perguntou a Deus pelo homem que tinha estado pedindo desejos e o Pai Todo-Poderoso respondeu que ele tinha ido embora. 

Ela perguntou porque Deus não tinha dito ao homem que pedisse desejos bons e ruins, mas ele disse que não tinha o costume de intervir  nos desejos das pessoas. Apesar de todos os presentes que ele tinha dado a Yeye Muwo, ela rapidamente partiu em sua busca e enquanto o perseguia cantou: A soso gini gini moko, Irawan be sese le EyinEron, oju ima ki Irawo, ma tu eran ishe, olo orire duro demi buwo, ooo. Ele respondeu com uma frase da mesma canção, dizendo que ele tinha feitosacrifício e pedido seus desejos, nada tendo ficado faltando. 

E enquantocantava corria assustado. Quando viu que não podia mais ser alcançadoesticou o polegar e com o mesmo fez uma fenda em suas costas que percorre até hoje o trajeto da coluna vertebral, lembrete constante deste caminho único do sacrifício em que podemos escapar do infortúnio. 

Com esta marca Yeye Muwo declara que Irosun Meji nunca se recordará de seus desejos celestiais ao chegar a terra, porque os olhos não podem ver a parte posterior do corpo eque antes de ver seus desejos transformados em realidade teria que andar tentando durante longo tempo e passar por dificuldades durante este processo.

A dor do ferimento fez com que Irósun Meji perdesse a consciência e que caísse num transe de obscuridade total. 

Ao despertar estava em sua cama na terra e havia esquecido tudo o que tinha acontecido antes. Depois disto se dedicou ao seu negócio e, finalmente, prosperou. 

O  estado de trevas simboliza o espaço de tempo que é Ifa se mantém no óleo de palma antes que lhe tragam à vida. Também simboliza o período de gestação; vivemos no útero, no qual  perdemos a memória de tudo o que viemos fazer na terra. Irosun Meji inicia uma nova vida na terra. 

Após ter esquecido seus desejos celestiais, ele não encontrou uma vida fácil no início. Teve que andar tentando antes de encontrar sua orientação, apesar dos sacrifícios que tinha feito. Isso ocorreu devido ao efeito da maldição da “mãe dos obstáculos”. Ele se tornou um viajante que se mudava de uma aldeia para outra para o propósito da arte Ifa  e sua prática. No decurso de suas viagens se casou com uma mulher chamada Moromokpe, que tinha o hábito de paquerar sempre que ele estava fora da casa. 

Ela ficou grávida e a criança não nascia.Depois de tentar tudo que ele podia, ficou perplexo quando um outro sacerdote de Ifa chamado Adawa Sa Wara, veio lhe visitar. Este homem era famoso por fazer previsões  que se manifestavam instantaneamente. Quando fez previsões de porque aquela mulher estava tendo um trabalho de parto difícil ele adivinhou que ela tinha cometido adultério antes de engravidar e não podia dar à luz amenos que ela confessasse suas malfeitorias. quando a mulher foi questionada confessou e  pariu a criança sem problemas. No sétimo dia,  Irosun Meji visitou Adawa Sa  Wara para uma divinação sobre o batismo. 

O homem revelou que ele tinha um bom filho, mas ele o aconselho fazer sacrifício de um galo e um bode a fim de minimizar os problemas que seu filho encontraria na vida. O bebê foi chamado Ifa mude. O sacerdote disse que ele nunca poderia se embrenhar na floresta nos dias de descanso. Um dia os pais saíram deixando-
o sozinho em casa. 

Ele por pura brincadeira  subiu no telhado e se escondeu com o bumerangue na mão. Para a sua total surpresa e viu os bodes entrarem na casa e depois saírem vestindo as roupas de sua mãe. E eles cantavam que estavam fazendo aquilo porque os pais do menino eram incapazes de agradar os Eguns antepassados deles. O rapaz pegou uma arma de seu pai no lugar sagrado de Ogun  e atirou naquele bode que estava cantando.   

Os bodes restantes correram para dentro da mata. Quando sua mãe chegou descobriu que tinham sumido todas as suas roupas,  com toda a sua roupa, perguntou aseu filho o que havia acontecido e este contou-lhe os acontecimentos. Eleexplicou que não pode ir atrás dos bodes porque eles haviam entrado na matae aquele dia era dia de descanço e ele era proibido de lá entrar.  

Quando omarido chegou da fazenda, ouviu o que eles disseram e agradeceu aosantepassados por terem salvo a vida de seu filho; quase imediatamente elepegou um cabrito cinza, duas galinhas e um peixe  e fez sacrifícios aos seusantepassados. 

Quando este Odu sai na divinação o divinador deve alertar oconsulente para ter cuidado com roubos e furtos contra ele. O teste final para Irósun Meji. Agora era um homem de sucesso, respeitado até mesmo por reis e comuns.Também foi muito bem sucedido. 

Certa manhã, um dos sacerdotes da casa chamado Eyindede, fazendo as adivinhações normais de todas as manhãs revelou  que  ele  deveria  fazer  sacrifício  para  que  a  sua influência e popularidade não caíssem em um poço sem fundo. Aconselhou a fazer sacrifícios com uma vaca, um bode, três blocos e três garrotes. Ele fez o sacrifício.  Três anos  depois sacrificou para o rei da morte, cavou um buraco que se estende do céu ao onde a casa onde vivem os filhos de Irosun Meji. 

A divindade da terra  revelou a Eji Olorun, num sonho, que havia uma tumba sem fundo   debaixo   da   casa   ,   que   só   poderia   ser   coberto   com   uma vaca. Imediatamente ele ofereceu uma vaca à terra; logo após houve uma epidemia de gripe que assolou com a aldeia. Todas as crianças foram afetadas, mas,sobreviveram sem exceções. Então, Irosun Meji se regozijou e viveu a vida até a velhice quando voltou ao Céu.                                                                                                
Provérbios: Ninguém sabe o que está no fundo do mar. Nenhum sucesso sem obstáculos.

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